Hoje é dia de risotto, um tradicional prato italiano que surgiu no norte do país na região da Lombardia.

O ingrediente principal do risotto é o arroz, e existem alguns tipos: o arborio o mais conhecido entre os brasileiros e o mais fácil de achar, o carnaroli que é considerado o melhor para os italianos e o vialone nano, um grão menor mas muito utilizado na Itália também.

O risotto pode ser básico, só com queijo e manteiga, ou pode ter ingredientes adicionais que agregam mais sabor e texturas ao prato. Pode-se fazer com funghi, legumes, carnes, entre outros. O que vamos fazer hoje é com camarão e fica sensacional!

Para a receita, é essencial usarmos um caldo ou fundo que dará mais sabor ao arroz. Ele pode ser de frango, carnes ou legumes, sendo basicamente um desses ingredientes cozidos em água para se o obter o sabor.

O fundo de carne, para ser feito em casa, exige muito tempo, pois seu preparo é um pouco mais complexo do que só cozinhar a carne. Porém, é possível achar no mercado o caldo em pó, o que facilita o processo.

Hoje, utilizaremos o caldo de legumes, que é muito simples. Basta cozinhar alguns legumes (batata, cenoura, cebola…) em fogo baixo, sem deixar a água ferver, por uns 30 minutos. Se preferir, pode fazer um dia antes e deixar na geladeira, depois é só coar e aquecer novamente.

DSC_0677 2

Ingredientes

700ml Fundo de legumes

100g Camarão

15g Cebola pérola

45g Manteiga integral sem sal

115g Arroz arborio

35ml Vinho branco seco

30g Queijo tipo Parmesão ralado

Sal refinado e pimenta do reino branca a gosto.

DSC_0669 2

Modo de preparo

  • Aqueça o fundo (e o mantenha aquecido).
  • Pique a cebola e refogue com 15g de manteiga. Os outros 30g de manteiga, corte em cubos e mantenha na geladeira.
  • Adicione o arroz e mexa até que todos os grãos estejam envolvidos com  a manteiga.
  • Acrescente o vinho branco e espere até quase secar.
  • Adicione o fundo de legumes aos poucos e cozinhe em fogo alto. Mexa constantemente (é muito importante para o risotto ficar bom).
  • Vá acrescentando o fundo quente até que o arroz esteja no ponto. O ideal é al dente, mas você pode deixar mais cozido se preferir.
  • Quando o arroz estiver quase pronto, acrescente o camarão, tomando cuidado para que não cozinhe demais.
  • Desligue o fogo, tempere com sal e pimenta, e acrescente o restante da manteiga gelada em cubos e o queijo parmesão ralado. Misture bem.
  • Sirva imediatamente, para que o risotto não fique seco ou passe do ponto com o calor residual.

Essa receita serve duas pessoas. O camarão você pode escolher qual usar, pois existem diversos tamanhos – o que influencia na quantidade também.

E se não gosta de camarão, pode fazer com outros ingredientes. A base do risotto é a mesma, mas o sabor especial quem dá é você!

Essa receita é para fazer já no final de semana, hein? Um dos pratos mais pedidos de restaurantes italianos, agora na sua casa!

A gente se vê!!